sábado, 29 de outubro de 2016

IGUALDADE DE GÊNERO

Uma longa e eventualmente raivosa discussão se apresenta quando o tema é a igualdade de gênero. Temas transversais e talvez desconexos surgem, tais como vestimentas, aborto, cristianismo, e muitos outros. Minha percepção, após quase três décadas de convívio e vinte quatro anos de casamento com uma mulher forte e decidida, é que devemos aceitar e inclusive lutar para que as mulheres recebam respeito e consideração.
É evidente que como homem não sou capaz de me aproximar do engajamento de mulheres que lutam por direitos e igualdade, mas tento fazer minha parte, como pastor, professor, filho, pai e cidadão, repudiando qualquer forma de inferiorização a qualquer mulher.
Percebo que eu e minha amada temos diferenças pontuais por eu ser homem e ela mulher, um exemplo é a rapidez dela e a minha lerdeza. Outra coisa é a capacidade dela de fazer diversas coisas ao mesmo tempo e eu apenas uma por vez. Na sensibilidade também a diferença é gritante, ela antevê situações que eu nem chego perto de notar.

Fora estas pequenas elaborações que nos diferenciam eu posso garantir que:
Sou a favor da igualdade de gênero nos salários.
Sou a favor da igualdade de gênero nas tarefas domésticas.
Sou a favor da igualdade de gênero na criação dos filhos.
Sou a favor da igualdade de gênero na ausência da violência.
Sou a favor da igualdade de gênero na participação política.
Sou a favor da igualdade de gênero na liberdade de pensamento e expressão.
Sou a favor da igualdade de gênero nas escolhas individuais.
E em tantas coisas que talvez eu nem tenha ainda percebido como é importante.

Em minha realidade funciona muito bem.
Sou um homem realizado por ver minha esposa desfrutando dos seus sonhos profissionais e pessoais. Quero mais é que ela desenvolva todos seus projetos.
Uma mulher que tem a oportunidade de desenvolver todo seu potencial é um tesouro, ou como trato a minha "UMA RIQUEZA".

6 comentários:

  1. Excelente post.

    Ta aí um assunto que precisamos ouvir e ver posições coerentes. Infelizmente não é todo homem e nem toda mulher que entende que a igualdade é uma necessidade que só traz benefícios a todos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, pastor!

    Igualdade de gênero é necessária.

    ResponderExcluir
  3. Só posso dizer que cada vez que te escuto e leio o que escreve te admiro mais. Tenho orgulho de fazer parte de uma igreja com pastores tão sensatos e coerentes em tudo que ensinam e expressam.

    ResponderExcluir