sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Olimpíadas! E depois?

O dia 5 de agosto de 2016 entrará para a história mundial e nacional devido ao início oficial dos jogos olímpicos no Brasil. Não sou contra a realização dos jogos, embora preferiria, como cidadão, ter sido consultado sobre a candidatura do país. Os políticos lideraram o processo do mesmo modo que fazem tudo, sem pensar na opinião da população.
Não sou morador do Rio de Janeiro, não tenho como mensurar a realidade das obras feitas para o evento, todavia tenho a impressão que o tal "legado" não será de benefícios para a população daquela cidade, mas de dívidas do setor público e mais arrocho tributário e maus serviços das redes estadual e municipal no que é mais primário a todos nós, saúde, moradia, educação, saneamento básico, transporte, enfim tudo que já sabemos, está no caos.
O filósofo Karl Marx defendia que a religião era o que deixava as pessoas num estado letárgico e sem reação para buscar melhorar sua condição de vida, sinceramente acho que o verdadeiro "ópio do povo" são os governos, conseguem criar mecanismos que fazem a população esquecer de coisas básicas, como o fato do país estar, simplesmente, em pleno processo de cassação de um mandato presidencial. Independente de ser contra ou favorável, o relevante é que o percentual de brasileiros pensando minimamente nisto, é baixo e ficará ainda menos durante as olimpíadas.
Logo após o grande evento esportivo mundial, os mesmos deslavados que não se importaram com a opinião e condição da população, estarão diante de todos nós solicitando nosso voto para novamente serem alçados a condição que pensam que tem, de  "autoridade", quando deveriam se enxergar como servidores da população.
Mas vamos lá, o melhor do Brasil é o brasileiro, que seguirá sua vida, bancando com certeza, o "legado das olimpíadas".